Buscar
  • Andréia Lima

Pilates para Dor na Lombar

Atualizado: Jul 7

Dor na lombar (ou lombalgia) é uma condição dada para dor localizada na região lombar da coluna vertebral, geralmente associada a fatores como fraqueza dos músculos abdominais e espinhais, postura incorreta, excesso de peso, sedentarismo e entre outros fatores.


A região lombar tem a função principal de suportar cargas decorrentes do peso do próprio corpo, da ação muscular e das forças externas. Quando essa região se encontra em desequilíbrio, acaba ocasionando a instabilidade lombar e como consequência resultando em dor.




Segundo a Organização Mundial da Saúde, 80% da população em algum momento da vida terá dor lombar que pode se tornar crônica em indivíduos com menos de 45 anos, o que pode comprometer as atividades de vida diária, sendo obrigada a deixar de lado seus empregos e vida social devido á dor, que pode se tornar incapacitante se não for tratada brevemente.




Músculos Estabilizadores da Coluna


A musculatura possui um papel importante de proteger as estruturas da coluna vertebral, sendo uma função que em muitos casos se encontra acometida com fraqueza muscular causando a instabilidade, postura inadequadas e a dor.


Os principais músculos responsáveis pela estabilização da coluna são:


  • Reto do abdômen

  • Oblíquo externo

  • Oblíquo interno

  • Multífidos lombar

  • Transverso do abdômen

  • Quadrado lombar


Se esses músculos estiverem estáveis e fortalecidos são capazes de proporcionar postura correta e a possível diminuição dos sintomas que reproduzem a lombalgia, concluindo que os movimentos do tronco e a manutenção da postura necessitam da ação muscular compatível com a necessidade diária para melhor estabilidade.

Tratamento com Pilates

A prática de exercícios focados na estabilização de tronco e fortalecimento segmentar é apontado como um dos tratamentos mais eficientes para disfunções na coluna vertebral, onde existem diversos métodos para fortalecimento e alívio da dor lombar, sendo um deles o método Pilates bastante utilizado.


Com a prática do Pilates é possível promover a estabilização lombar, mobilidade, fortalecimento e alongamento da musculatura que proporciona consciência corporal junto à ativação do Core (abdômen) em todos os exercícios, o que possibilita minimizar o quadro de dor na região lombar respeitando sempre os limites do paciente.


Autora: Fisioterapeuta Evelyn Mitie Ruiz


#pilates #lombar #pilatesparalombalgia #institutolima #mooca #sãopaulo #sp

#gravida #exercicio #bemestar #qualidadedevida #saúde #equilíbrio #dornascostas

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo