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  • Andréia Lima

Pilates na Gestação

O método Pilates apresenta uma variedade de exercícios eficazes e seguros que podem ser utilizados durante toda a gravidez. Uma avaliação adequada no início da prática dará a segurança necessária para uma análise da saúde da mulher e a prescrição de exercícios específicos, tornando a prática personalizada e segura.


Uma opção interessante para os futuros papais se prepararem para a maratona que se aproxima é a prática do pilates em casal. Nos primeiros seis meses da vida do bebê, os pais passam muitas noites em claro, muitas horas de colo, troca de fraldas, banhos, etc. Tudo isso exige muito do corpo como um todo e solicita extremamente a musculatura da coluna dos papais, que precisa estar preparada para esta fase da vida.



Pilates adaptado para Gestantes


Durante o primeiro trimestre os exercícios precisam respeitar o momento de formação do embrião e sua implantação no útero. A intensidade nessa fase deve ser mais leve, evitando posturas muito complexas ou com risco de quedas.

O aumento do útero gravídico no segundo trimestre acontece de forma gradual, iniciando a distensão da parede abdominal. Nesse momento é necessário o fortalecimento da musculatura abdominal, para que os os mesmos não enfraqueçam.

O terceiro trimestre é marcado pela maior adaptação no corpo da mulher. E o pilates nessa fase fica condicionado a manutenção da mobilidade pélvica e da coluna, para diminuir e/ou evitar dores sacro ilíacas e lombares. É importante uma atenção especial do profissional responsável pela gestante quanto às alterações fisiológicas, como a hipertensão arterial e tonturas na postura de decúbito dorsal. Além disso, é o momento de preparação e intenção corporal para o parto natural.

Benefícios do Pilates na Gestação

A concentração no treino das musculaturas essenciais para a postura proporcionará desenvolvimento da resistência na musculatura estabilizadora da coluna e nos músculos do assoalho pélvico, contribuindo para diminuição da dor lombar e evitando disfunções como a incontinência urinária.

Os exercícios de força, flexibilidade e alongamento ajudarão no desenvolvimento biomecânico adequado, evitando a síndrome do piriforme, que é comum nessa fase devido a alterações biomecânicas do quadril.

O pilates atua diretamente no trabalho dos músculos respiratórios, sendo o diafragma o mais importante deles, que é diretamente afetado com o crescimento do feto e a diminuição da mobilidade deste músculo. O trabalho respiratório ajudará a manter a mobilidade diafragmática proporcionando mais conforto principalmente no final da gestação, além do auxílio no controle das alterações emocionais e ansiedade, muito comuns nessa fase.

O trabalho respiratório quando associado as posturas do pilates são uma excelente combinação na melhora da circulação sanguínea. Fator muito importante, pois a retenção de líquidos e os problemas relacionados com a pressão arterial são comuns nessa fase da vida da mulher. Outra atenção importante que se deve ter em relação à alterações de pressão arterial é a pré eclampsia, que pode colocar em risco a vida da mamãe e do bebê, a melhora da circulação é fundamental para controlar e evitar essa alteração.

A prática do método focada em todos os princípios: contrologia, concentração e respiração são excelentes para proporcionar um efeito de relaxamento. O que é muito importante para a conexão entre a mãe e o bebê.

O acompanhamento cognitivo das alterações físicas no corpo proporcionará uma melhor percepção corporal com o passar dos meses. Sendo assim, exercícios em diferentes modalidades como solo, bolas, aparelhos e rolos ajudam a perceber o corpo de diferentes formas, colaborando para um melhor desenvolvimento da consciência corporal.

E chegando ao final dessa fase tão importante, a mulher necessitará ao máximo de flexibilidade e mobilidade na região do quadril, facilitando assim o período expulsivo do parto. E a seleção de exercícios específicos ajudam na preparação para o parto, tanto quando proporcionam uma recuperação mais acelerada para a mamãe.



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