Buscar
  • Andréia Lima

Pilates na Cervicalgia e ATM

A ATM, articulação temporomandibular, se encaixa uma de cada lado da cabeça, situadas bem à frente das orelhas e apresenta ligamentares e musculares com a região cervical.



Causas e Sintomas


Existem muitos sintomas associados à disfunção temporomandibular (DTM) e a cervicalgia, que podem ser causados por efeitos do estresse físico sobre as estruturas ao redor desta articulação. As causas mais frequentes são bruxismo (ranger de dentes), dentes mal acontecer e uso de aparelhos ortodônticos, problemas posturais como anteriorização da cabeça e retificação cervical, dieta inadequada, distúrbios do sono, artrite, sequelas de traumas e fraturas.

Muitas pessoas podem desenvolver nódulos de tensão nos músculos da mandíbula, na cabeça e no pescoço, o que acaba sendo uma causa recorrente de dores de cabeça, cervicalgia e cefaléia, dores no ouvido e zumbido, dores de dente e travamento de ATM, inchaço no rosto, ruídos e estalos articulares na ATM.


Pilates para alívio dos sintomas

A equipe multidisciplinar é necessária e a fisioterapia é muito utilizada no tratamento do DTM. Existem diversos estudos que comprovam que os movimentos de algum segmento corporal podem interferir na posição de outro segmento. Dessa forma, a correção do alinhamento postural de forma global, auxiliar no alívio dos sintomas ocasionados pela DTM e pela cervicalgia.


Portanto, a utilização do Método Pilates em precisa de que deseja o DTM e cervicalgia auxiliar no tratamento, promovendo o alinhamento da cabeça e pescoço através do reequilíbrio da musculatura da coluna cervical, alivio de tensões na região cervical, melhora da mobilidade vertebral e alinhamento de mudanças posturais.


Os exercícios a serem utilizados com o paciente dependem de quais são as principais necessidades e mudanças posturais dele e alguns exercícios auxiliam muito casos. Porém, durante as aulas, é necessário muita cautela na progressão dos exercícios, pois os enrolamentos e flexões cervicais podem agravar a dor.


Benefícios do Pilates na Cervicalgia e DTM


O alívio da sintomatologia é visível logo após o início do pilates, pois promove a liberação de tensões, reequilibra musculaturas, corrige mudanças posturais, fornece melhora da qualidade de vida e previne o aparecimento de novos sintomas.


No entanto, é de extrema importância que o paciente seja lembrado de hábitos que devem ser evitados, como por exemplo, dormir com a mão embaixo do travesseiro, e também o hábito de segurar o telefone apoiando entre a cabeça e pescoço. Além de outros hábitos incorretos que devem ser evitados, para que o quadro de sintomas melhore. Também é muito importante que além do Método Pilates, o paciente tenha o atendimento adequado com demais profissionais que auxiliar no tratamento da disfunção.



#pilates #cervical #atm #institutolima #mooca #sãopaulo #sp

#cervicalgia #exercicio #bemestar #qualidadedevida #saúde #equilíbrio #dornopescoco

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo