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  • Andréia Lima

O Pilates nas Lesões e Dores nos Joelhos

As articulações são responsáveis pela mobilidade do corpo junto aos músculos, e uma das maiores articulações presentes no corpo humano é a dos joelhos. Porém, essa estrutura é extremamente complexa e pode ter baixa resistência muscular, além de ser mais impactada, seja por acidentes diretos ou lesões por sobrecarga. Isso acontece porque os joelhos são capazes de suportar boa parte do peso do nosso corpo. Entretanto, caso a musculatura não tenha o fortalecimento e desenvolvimento adequado, pode resultar numa maior propensão a lesões.


O pilates aplicado aos problemas físicos ou dores constantes nos joelhos pode ser um ótimo aliado para a melhora e alívio dos sintomas. E isso se deve ao fato do método exercitar todos os músculos do corpo ao mesmo tempo, além de fortalecer a musculatura profunda, que é responsável pela sustentação e estabilidade do corpo, tornando-o um dos métodos mais eficazes para dor no joelho.

Pilates na reabilitação do joelho


Geralmente, as principais causas de dores no joelho são ocasionadas através do sobrepeso, sobrecarga física por exercício de impacto elevado, uso de calçados inadequados, desequilíbrio postural, lesões antigas não tratadas de forma adequada, sedentarismo, maus hábitos alimentares e de vida, e até mesmo o uso excessivo de salto alto.


Quando existe algum tipo de dor no joelho, acaba-se adquirindo modificações na postura, dificultando o caminhar devido a dor. Esta modificação pode causar desequilíbrios em outras partes do corpo como o quadril e a coluna, podendo ocasionar diferente tipos de dores nessas regiões.

Quando a lesão é diagnosticada e identificada pelo médico e que não tenha relação com rupturas ligamentares, fraturas ou algum outro problema que necessite de intervenção cirúrgica, é o momento em que se deve iniciar uma intervenção fisioterapêutica, a fim de tratar a lesão como prioridade e saber quais atividades e exercícios aplicar para poder combatê-la.


Reabilitação e benefícios para o joelho


Quando se fala em pilates para dores no joelho, se pensa na reabilitação física em toda a região. E devido a eficácia do método e a vasta variedade de exercícios de baixo impacto, o auxilio no tratamento das estruturas ligamentares e tendíneas é visível. Além do fortalecimento das musculaturas que cercam o joelho, como o quadríceps e isquiotibiais, que juntamente com outras musculaturas são responsáveis pela proteção desta articulação. Além disso, fortalece também os glúteos e a coluna lombar, que são estruturas fundamentais para a reorganização de movimentos mais adequados.


Com esses movimentos que o método pilates fornece é possível um melhor alinhamento das pernas, evitando que a dor se espalhe e sobrecarregue partes diferentes do corpo.

A aplicação dos exercícios físicos e alongamentos que utilizam o peso do corpo e o auxílio dos aparelhos na hora da sua execução, colabora com fortalecimento, resistência, estabilidade da articulação, além de consciência e equilíbrio corporal. É um processo de reeducação dos movimentos que propõe um trabalho para o corpo todo, trazendo estabilização muscular e mental.


O pilates tem ainda a incrível capacidade de potencializar a musculatura dos membros inferiores e, dessa forma, previne lesões e favorece um padrão de movimento mais adequado e eficiente.



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