Buscar
  • Andréia Lima

O que é RPG e como ela atua na lombalgia (a famosa "dor nas costas")?

A RPG (Reeducação Postural Global) é um tratamento fisioterapêutico individual, desenvolvido por Philippe-Emmanuel Souchard. Baseia-se no alongamento global de músculos antigravitários e organizados em cadeias musculares alongadas simultaneamente por um período de tempo, associado ao controle respiratório.


Estima-se que cerca de 60% a 80% da população terá lombalgia em algum momento da vida e, destes, de 70% a 80% terão pelo menos um episódio de recorrência. E no Instituto lima não é diferente, a lombalgia é uma das principais demandas para busca de tratamento, com aumento da incidência associada ao regime de trabalho em “Home office”, sem mobiliário adequado.


O RPG é uma ferramenta utilizada na prevenção e tratamento das lombalgias. Com boa resposta na vivência clínica da Fisioterapeuta Talita Ribeiro.


A profissional ressalta a importância da avaliação e tratamento fisioterapêutico especializado, pois existem várias estruturas que podem causar dor na coluna lombar (ossos, articulações, ligamentos, músculos, medula espinhal, nervos). Além disso, diante da complexidade da lombalgia a Fisioterapeuta Talita Ribeiro, ressalta a importância de fazer uso de diversas ferramentas que forem necessárias no tratamento da lombalgia, além do RPG, como por exemplo a terapia manual e osteopatia.

Referências:

TOME, Flávia et al . Lombalgia crônica: comparação entre duas intervenções na força inspiratória e capacidade funcional. Fisioter. mov., Curitiba , v. 25, n. 2, p. 263-272, jun. 2012 .


Rosana M. Teodori, Júlia R. Negri, Mônica C. Cruz, Amélia P. Marques. Reeducação postural global: uma revisão da literatura. Rev Bras Fisioter, São Carlos, v. 15, n. 3, p. 185-9, maio/jun 2020.Coluna, cartilha para pacientes. Sociedade Brasileira de reumatologia. Copyright_SBR- Comissão de Coluna Vertebral, 2011.


#rpg #lombalgia #mooca #sp #sãopaulo #institutolima #pilates #postura #dornascostas

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo