Buscar
  • Andréia Lima

Importância da Fisioterapia Pós-COVID

O COVID-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), e como principais sintomas são a febre, cansaço e tosse seca. Em alguns casos os pacientes podem apresentar dor no corpo, dor de cabeça, dor de garganta e perda de paladar ou olfato.



De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma a cada seis pessoas infectadas pelo COVID-19 apresentam um quadro grave da doença e desenvolve dificuldade de respirar. Em torno de 80% das pessoas se recuperam da doença sem necessidade a necessidade internação.


Sequelas da COVID-19 no Corpo



Um estudo que acompanhou 1.733 pessoas por seis meses após a infecção por covid-19 em Wuhan, na China, mostrou que a maioria (76%) relatou pelo menos um sintoma nesse período posterior à fase aguda. Os mais relatados foram cansaço e fraqueza muscular (63%), dificuldades para dormir (26%), ansiedade e depressão (23%).


Além dos frequentes sintomas de fundo neurológico, autoridades alertam também consequências graves da covid-19 no pulmão e coração, dependendo do quadro clínico.

Fisioterapia pós-COVID

A fisioterapia é essencial tanto no acompanhamento hospitalar, quanto na pós alta hospitalar do paciente. Muitos desconhecem a importância desse profissional no tratamento das sequelas pós Covid-19, mas atuação da fisioterapia contribui vigorosamente para evitar complicações cardiorrespiratórias e motoras em indivíduos hospitalizados, bem como para recuperar a funcionalidade, principalmente da capacidade pulmonar e aeróbica daqueles que tiveram sequelas.


Portanto a fisioterapia pós-covid tem objetivo de reestruturar as perdas funcionais por meio de ganho muscular e respiratório, usando exercícios específicos para reabilitação física e pulmonar do paciente, proporcionando o retorno ao mercado de trabalho e atividades diárias de forma segura, rápida e eficaz.


Autor: Fisioterapeuta Evelyn Mitie Ruiz


#fisioterapia #pandemia #pilatesemcasa #institutolima #mooca #sãopaulo #sp

#estresse #stress #bemestar #qualidadedevida #saúde #equilíbrio #pilatesnapandemia #pilatesaovivo #pilatesnostudio #pilatescomseguranca #covid #covid19 #coronavirus #sequelasdocovid #sequelasdacovid #poscovid #depoisdecovid #fisioterapiaposcovid

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo