Buscar
  • Andréia Lima

Benefícios do Pilates na Pandemia

Com a pandemia tivemos que nos adaptar totalmente a um novo estilo de vida, de uma maneira restrita que mudou a nossa forma de trabalhar, a forma de se relacionar com pessoas próximas e se isolar de diversas atividades que eram normais com diversos cuidados e precauções.



Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), antes da pandemia metade da população brasileira (47%) não praticava o mínimo de exercícios para manter o corpo saudável. E a tendência do isolamento social fez ter um aumento de casos de sedentarismo o que prejudica a saúde de diversas maneiras. Dessa forma se torna importante manter saúde mental e física em dia, para ter boa qualidade de vida e cuidarmos do nosso sistema imunológico. A prática de atividades físicas é altamente recomendada como alternativa de superar as emoções negativas e evitar a vida sedentária, e o Pilates é um bom exemplo nesse caso.


Importância de praticar Pilates na pandemia


Com uma rotina conturbada, as pessoas estão com a vida cada vez mais atribulada, procurando formas de alívio para o corpo e para a mente. E não existe nada melhor do que unir essas duas alternativas.


Segundo o criador do método Pilates, Joseph Pilates,“ A Contrologia (nome original do Pilates) desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente, e eleva o espírito “.


O Pilates é definido por meio de seis princípios;

  1. Concentração

  2. Centralização

  3. Precisão

  4. Fluidez

  5. Respiração

  6. Controle de movimento


O método mostra fazer essa ligação da saúde física e mental, fazendo que as pessoas aprendam a realizar os exercícios sem pressa, de forma concisa e com postura correta, o que possibilita a diminuição do estresse e afastamento de pensamentos negativos, associando sempre a inspiração e expiração profunda durante a aula. Além de trabalhar a concentração, mobilidade e força, se torna necessário para esse período de mudanças durante a pandemia, aliviando de estresse e evitando dores indesejáveis, principalmente para quem está de home office.

Pilates no Studio ou em casa

O Pilates é praticado tanto de forma solo, conhecido como Mat Pilates, como também com quatro aparelhos, que encontramos nos studios: Cadillac, Reformer, Chair e Barrel. Cada aparelho possui seu diferencial e em todos conseguimos trabalhar o alongamento, a mobilização e o fortalecimento junto a outros acessórios.


E se você ainda não sente confortável em praticar alguma atividade física fora de casa, existe a alternativa de se realizar o Pilates com aulas on-line junto ao acompanhamento do instrutor durante todo o período e no conforto da sua casa. Arrume um espacinho na sala, evite ficar parado e pratique Pilates!


Autor: Fisioterapeuta Evelyn Mitie Ruiz



#pilates #homeoffice #pilatesemcasa #institutolima #mooca #sãopaulo #sp

#estresse #stress #bemestar #qualidadedevida #saúde #equilíbrio #pilatesnapandemia #pilatesaovivo #pilatesnostudio #pilatescomseguranca

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo